terça-feira, agosto 31, 2004

Jogos Olimpicos ...

Pois é terminou mais uma festa mundial do desporto... de certeza a maior feira de eventos desportivos alguma vez vista ... foi lindo... muitos records..muitos momentos de tensão..muitas fustraçoes e muitas alegrias....

Mesmo nós conseguimos celebrar 3 vezes o lugares menores no pódio... foi bom..... foi?!?!?!!? terá sido assim tão fantástico... tão de excelencia a nossa prestação?!!!?!?!? .. não .. eu acho que não foi .. acho que isto só mostra o modo como o desporto é cuidado em Portugal.. a nosso velho hábito de fazer as coisas. Mais uma vez depositamos as nossas esperanças sobre os ombros de um conjunto de individualidades mais ou menos predestinadas para prática de um conjnunto de desportos e não frutos de um trabalho de base bem planeado e elaborado .. Senão reparemos o que são Rui Silva ... Francis Obikuelo ou mesmo Sergio Paulinho ... pessoas que nasceram para fazer o que fazem ..... ou seja mais uma vez passados 4 anos o que resta.. nada.. não resta sequer a minima impressão de que existe um trabalho de base, sustentado que nos permita sonhar daqui a 4 anos com as históricas 4 medalhas.... mais uma vez o que vai acontecer é o de sempre atirar as nossas esperanças para as costas de 4 ou cinco desgraçados(as) e fazer muita força para que naqueles dias os ventos soprem a nosso favor....

Porque não mudar isto .. porque não tentar estruturar as coisas e fazer as coisas como devem ser feitas... porque é que existe este desperdicio do que temos .. porque nunca somos capazes de aproveitar o caminho que já precorremos e temos sempre a mania de ir procurar um caminho novo .... eu passo a explicar a minha ideia (descabida por ventura...mas não do meu ponto de vista ..:) ) ....

O que já temos : Escolas .. sim pois é temos escolas... e escolas tem jovens .... e escolas tem infraestruturas ..pois é escolas tem professores ... e homens capazes de conduzir os jovens ....

Temos que ter alguns pressupostos claro ... que seriam:

1. Os alunos tem que ter aproveitamento.
2. As escolas não são só para estudar.
3. Alguem tem apoiar isto tudo ....

E então a coisa poderia funcionar mais ou menos assim:

1. O mapa escolar seria divido por distrito.
2. Cada escola seria "obrigada" a constituir um conjunto de equipas num determinado conjunto de desportos (individuais ou colectivos).
3. Existiram campeonatos Distritais entre as diversas escolas, de onde sairiam os representantes dos distritos para o que poderiamos chamar de finais nacionais.
4. Os alunos seriam divididos em 4 categorias (CAT 1 (5º e 6º anos), CAT 2 (7º e 8º Anos), CAT 3 (9º e 10º anos) e CAT 4 (11º e 12º anos ).

Ou seja seriam trabalhadas dentro das escolas ,comos se faz num clube, os deportos desde tenra idade e fumentado o espirito competitivo em cada um dos atletas.

Obviamente que isto levaria à mudança de muita cosia no sistema actual.Eu não digo que este sistema não exista..mas não funciona.

Voltando ao meu plano "maquiavélico" para a evolução do desporto (e atenção estou a falar só de modalidades que não futebol) em Portugal....

Ora estes jovem teriam um acompanhamento a todos os niveis sendo que os seus treinadores(professores) seriam também directamente responsaveis pelo seu aproveitamento escolar, fazendo que a obrigatoriedade do mesmo fosse garantida.

Ora assim teriasmos por exemplo um jovem que ..não sei .. pode ser... imaginemos um desporto que possa ser feito nas escolas ... por exemplo Lançamento do Peso .. que começaria a treinar este desporto com 10/11 anos .. e que faria a sua evolução sustentada no mesmo até aos 17/18 , isto claro sem esquecer que neste periodo o seu aproveitamento escolar teria que ser no minimo bom.

Ora chegado a esta idade o nosso "atleta" estaria ja em condições de continuar a apostar a sério na modalidade ou então de seguir um rumo completamente diferente na sua vida, pois teria as qualificações necessárias para integrar uma Universidade. Ora aqui surge outro ponto, eu pessoalmente sou adepto do sistema americano, embora com a introdução de algumas alterações, ou seja as Universidades deviram tambem ter um serie de campeonatos competitivos de diversos desportos e deviam sobretudo poder oferecer as chamadas "Bolsas de Desporto" a Atletas que chegassem ao 12º Ano e que mostrassem claramente capacidades no desporto escolhido e também que tivessem demonstrado um bom (minimo claro) aproveitamento escolar.

e aqui teriamos que mudar em relação aos americanos... a atribuição destas bolsas teria que ser um processo muito bem programado sob pena de já sabermos como seriam as coisas.

Talvez seja utópica esta minha ideia.. mas do meu ponto de vista .. tentar não custa ...e pode ser que assim em Lisboa 2020 (quem sabe??!?!?!? ) .. tenhamos um bom conjunto de campeões Olimpicos fruto de uma politica desportiva sustentada e séria . ... e que não estejamos mais uma vez a atirar as nossas esperanças para as costas den meia dúzia predestinados......

Sem comentários: